terça-feira, 20 de outubro de 2009

15ª Romaria com chuva

“Que pena que choveu!” E daí? O que N. Sra. nos quis ensinar com isso? Que ninguém de nós determina o tempo, a chuva. Ninguém é manda chuva. É preciso adaptar-se à chuva. Usar a sua inteligência e criatividade. Prevenir-se melhor para o futuro. Mas a chuva mostrou também a utilidade do pavilhão. Mostrou a solidariedade entre as pessoas. As futuras coisas que devemos melhorar. “A chuva é melhor que a seca”, dizia-me um devoto. Outro: “De 2000 para cá nunca choveu, um dia tinha que chover”. Uma coisa que me comoveu foi que o pessoal que trabalhou na Romaria, todos estavam contentes, não obstante a chuva, porque sentiam a presença e a bênção de Maria.
“Romaria assim rendeu pouco”. Claro, poderia ter rendido mais. Mas a finalidade da Romaria não é em primeiro lugar arrecadar dinheiro. É para a manutenção do Santuário e para ajudar numa eventual construção. Neste ano não construímos nada de novo. Preocupamos-nos de maneira especial com o conforto dos romeiros. Para o bem da verdade, devo dizer que praticamente se vendeu tudo, não obstante a chuva que veio pelas 11h20min no momento em que D. Hélio, bispo de Santa Maria, estava fazendo a sua bela homilia. A procissão foi um sucesso. Muito mais gente que no ano passado. O Capitão Soligo me disse, pessoalmente, mais de 60 mil pessoas (Havia também evangélicos, espíritas e outros). Chegando ao pórtico de entrada muitos voltaram para casa. Mas assim mesmo no Parque do Santuário havia mais gente que no ano passado. Com a chuva muitos outros da cidade voltaram, mas o pessoal que veio de ônibus e de carro a grande maioria ficou para a bênção da Saúde, presidida pelo amado D. Ângelo realizada às 14h20min antecipadamente.
É necessário dizer também que a Romaria não é só no dia. Ela começou há cinco meses atrás. Começou com a escolha do tema: “Maria, modelo para o discipulado e missão”. A Comissão da Romaria foi reorganizada. Semanalmente ela realizou as suas reuniões. Foi necessário preparar o material de propaganda: autdoors, cartazes, santinhos. Foi necessário fazer a lista dos doadores de 07 novilhos, 1.100kg de galeto, 400 kg de arroz. Organizar as tendas das 04 paróquias com pastel, salada de fruta, doces e etc. A tenda das lembranças. O serviço do transporte, da segurança, da saúde, da procissão, do som, dos banheiros, etc. Um batalhão de voluntários trabalhou se doou, se sacrificou. Cerca de 500 pessoas. A Comissão de Liturgia convidou o Pe. Enio Rigo de Santa Maria, por duas vezes, para falar sobre a liturgia do dia da Romaria. Toda a cerimônia, leitura, cantos, música, tudo foi muito bem pensado, ensaiado e executado. Todos os padres, diáconos estavam presentes. Três bispos. Uma multidão de pessoas que ninguém conseguiu contar!

A preparação espiritual da Romaria começou em 03 de setembro com a visita da Imagem da Mãe do Redentor às 09 paróquias do “interior”. Nas 04 paróquias da cidade de Cachoeira se realizou a novena a partir do dia 02 de outubro. Todas as 13 paróquias receberam uma Imagem menor da Mãe do Redentor para que a levassem para as comunidades-capelas. Pediu-se que o povo recebesse a Mãe de Jesus solenemente com foguetes, com procissão. Que o sermão do padre fosse sobre o tema da Romaria. Que desse oportunidade de confissão. Fizesse a coleta de víveres para os pobres e de dinheiro para a Romaria. Por tudo, isso eu bispo da diocese de Cachoeira do Sul afirmo, que não obstante a chuva a 15ª Romaria foi um sucesso e a chuva que caiu tornou-se um sinal de bênçãos. Maria, a Mãe do Redentor, e Mãe nossa, caminha conosco para sermos cada vez mais discípulos e missionários de seu Filho. “Fazei tudo o que ele vos disser”. O meu sincero agradecimento a todos. Só Deus sabe o nome de todos os voluntários.
Texto do Bispo D. Irineu, para a coluna Conversando com o povo de Deus, do Jornal do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário