segunda-feira, 5 de outubro de 2009

15ª Romaria, vinde participar

A nossa diocese foi criada pelo Papa JP II, em 17/07/1991 e instalada em 29/09, tendo como o seu primeiro bispo D. Ângelo. Ela está completando 18 anos. Passamos para a maioridade! E a nossa Romaria diocesana foi iniciada em 1995. Estamos, portanto, celebrando 15 anos. Pertencíamos à diocese de Santa Maria e a padroeira era N. Sra. Medianeira. D. Ângelo sentiu a necessidade de uma Romaria própria para a nova diocese de Cachoeira. Era necessário ter uma padroeira. Era necessário fazer uma Romaria diocesana para unir a diocese, dar-lhe uma alma, uma espiritualidade. Era o seu sonho e contou o sonho para um grupo de padres e cursilhistas. Eles começaram a sonhar com ele. E sonho foi se tornando realidade. Os grandes nomes que ajudaram na realização do mesmo foram Mons. Breno Simonetti, Pe. Atílio Rosa, Pe. Elcy Arboitte, Diácono Arbelo e os leigos: Joaquim Casarin e Teolide, Luiz Martins e Gládis, Celso Ariosto e Ana, Breno Rizzatti e Nilza, Djalmo Furlan e Luciméri, João Carlos Loreto e Ilda, Marcelo Loreto, Rocco Mainieri, Getúlio Pereira dos Santos e Lucilena, Geraldo Ribeiro e Assunção, Diógenes Capra e Marilaine, Partinobre Quintana de Freitas e Mara. Depois centenas de pessoas se prontificaram a colaborar todos os anos com a relização da Romaria. Neste sonho entrei também eu.
Como se escolheu o nome da padroeira? Por votação. Democraticamente. O bispo consultou toda a diocese e foi vitorioso o nome de Maria, Mãe do Redentor. Escolheu-se este nome por ser mais ecumênico do que outros como Mãe de Deus, N. Sra. Aparecida, N. Sra da Assunção, etc. Também os evangélicos aceitam o título de Maria, Mãe de Jesus o Redentor. Para nós católicos existe uma só N. Sra, mãe de Jesus e mãe nossa.
A 1ª Romaria foi no atual parque. O altar ficou lá onde hoje tem uma cruz de cedro com madeira vinda de Mato Grosso, doada por Antônio Simões e lapidada pelo artesão Roje Gomes. Daí para frente havia um banhado, que foi aterrado e drenado. Obra do Batalhão Ferroviário de Lajes. Desde o início o exército colaborou sempre generosamente com a Romaria e assim continua até hoje.
Quando eu cheguei a Cachoeira, em 09/09/2000 encontrei a estrutura da cobertura do atual altar. Nos anos seguintes foram feitos: o reboco da estrutura, o altar de mármore com o pavimento, o pavilhão, o portão de entrada, a capelinha e outros melhoramentos. Houve novidades todos os anos. O povo unido a benfeitores de fora realizaram essa maravilha que é hoje em dia o Parque do Santuário Maria, Mãe do Redentor. Ele é hoje em dia um postal da cidade de Cachoeira.

Dia 11 de outubro, venham participar da 15ª Romaria diocesana. Iniciaremos a procissão às 9h diante da Catedral e caminharemos 4 km e 250m até o Parque do Santuário, rezando e louvando a Mãe que nos deu este admirável Redentor. Agradeceremos as graças e bênçãos que ela conseguiu de Jesus por sua intercessão. Pediremos para as nossas famílias: crianças, adolescentes, jovens, pais de família, avós. Pediremos pelas nossas comunidades e nossa sociedade. Pediremos para que nós possamos ser como Maria, discípulos e missionários de seu filho Jesus neste mundo mau, violento, corrupto, e desrespeitador da vida. Você que não pode participar da Romaria, participe em casa, acendendo uma vela às 11h diante da imagem de N. Sra. e rezando Ave Maria... Assim você estará unido a nós que estamos no Santuário celebrando a missa, às 11h. Imagina os 170 mil católicos da nossa diocese homenageando à N. Sra e pedindo a ela as suas bênçãos, ela como Mãe poderá não atender? Maria, Mãe do Redentor rogai por nós. Abençoai-nos. Protegei-nos. E defendei-nos. Amém. Para mais noticias sobre a Romaria acesse o site: www.diocesenet.com.br
Texto do Bispo D. Irineu, para a coluna Conversando com o povo de Deus, do Jornal do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário